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05 de Outubro de 2015 | 20:03

Palestra mostra como melhorar negócios

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(Foto: Divulgação / 3com)

Redação - Notícias da Serra

Mostrar, na teoria e na prática, como lojistas e funcionários podem melhorar as vendas da loja: esses foram os objetivos da palestra “Show de Vendas”, realizada nesta segunda-feira (5) no auditório da Associação da Rua Teresa (Arte). O evento, ministrado por Erik Penna, foi promovido pelo SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, pela Fecomércio-RJ e pelo Senac.

Durante o encontro, Penna citou casos de empresas que, apesar da crise, estão conseguindo efetuar bons negócios, como as montadoras Jeep e Toyota. “Muitos acham que todos estão indo mal, enquanto, na verdade, há gente se destacando, mesmo em um cenário difícil”, disse Erik, reforçando que, hoje, é preciso inovar para conquistar os clientes.

“É preciso atrair os clientes, e todos precisam se mexer. A loja passiva, arcaica, que fica esperando e torcendo para que o cliente entre e consuma vai quebrar. No entanto, a loja física que gera experiência de compra e que inova está mais viva do que nunca”, destacou. “Temos que ir em busca do cliente, de todas as formas possíveis”, citando as atualizações de cadastro por e-mail, telemarketing e indo até a ferramentas como o aplicativo WhatsApp.

Segundo o palestrante, nos tempos atuais, todos os lojistas precisam entrar no mundo virtual. “O e-commerce cresceu 20% no ano passado, faturando mais de R$ 35 bilhões. Ou seja, é muito importante estar na internet. Hoje, de cada 10 pessoas, 7 pesquisam antes de comprar. Mesmo que a loja não venda na internet, precisa ter um site, para que as pessoas possam encontrar”, destacou Erik Penna. “Deixo a dica: se vocês não têm site, façam hoje”, disse. “E, cada vez mais, o atendimento tem que ser valorizado. Se a pessoa não for bem atendida na loja física, tem a opção de comprar na internet”, sinalizou.

O treinamento também é de extrema importância, de acordo com Penna. “Hoje, 90% das lojas são avaliadas pelo seu atendimento. Portanto, os principais ativos que uma empresa pode ter são as pessoas certas, bem contratadas e bem treinadas. Isso gera uma vantagem competitiva para o seu negócio”, afirmou, dizendo que, para identificar isso, há diversas formas de avaliações simples, pelas quais é possível descobrir se o cliente está satisfeito ou não.

Da mesma forma, cuidar da comunicação é importante. “Precisamos falar a língua do cliente. Hoje, temos três tipos de cliente: o auditivo, que preza pela conversa antes de comprar; o sinestésico, que quer sentir, testar, e provar o produto; e o visual, para os quais não adianta apenas falar sobre o produto – é preciso que ele veja. O grande negócio é descobrir e entender a linguagem do cliente”, destacou Erik Penna.

Mais informações sobre palestras e eventos realizados no Sicomércio podem ser consultadas pelo telefone (24) 2237-0806, pelo e-mail sicomercio.petropolis2011@gmail.com, pelo site www.sicomerciopetropolis.com.br ou indo pessoalmente à sede do Sindicato, na Rua Irmãos D’Angelo, 48, coberturas 4 e 6, no Centro Histórico.

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