Acesso Rápido
ir direto para o conteúdo | ir direto para editorias | ver sitemap

Área do usuário

Conteúdo

//Colaborativo

25 de Julho de 2014 | 20:53

Festival Sesc de Inverno. Muita informação, lazer e cultura para a população

Juliana Guimarães

Começa a 13ª edição de um dos maiores eventos culturais do estado do Rio de Janeiro: o Festival Sesc de Inverno. Uma ótima oportunidade para quem sempre reclama que não tem nada pra fazer em Petrópolis. O melhor é que, em sua maioria, as atrações são gratuitas. Para os demais, os preços são super populares (entre R$3 e R$12). E como se não bastasse, ainda haverá ônibus especiais, identificados com a arte do Festival, para levar o público até os eventos, de graça!

A primeira edição do Festival aconteceu em 2002, apenas em Nova Friburgo. Hoje, porém, o evento acontece também em Petrópolis e Teresópolis, e aumentando suas atrações a cada ano. Em 2014, a festa traz o conceito da Arte de Rua, que é fantástico, pois contribui não só para a democratização do Festival, aproximando um público que, muitas vezes, fica de fora de atividades culturais promovidas por grandes instituições como o Sesc,  mas também a difusão da cultura urbana, quebrando preconceitos.

Acredito que o maior diferencial desta edição seja a curadoria realizada por gerentes culturais de diversas regiões do país, que contribui para um resultado muito mais plural. São diversas atrações, entre shows, peças teatrais, oficinas e toda forma de arte, para todas as idades.

Achei o máximo a ideia de levar as ações também para as ruas. A programação prevê artistas surpreendendo as pessoas em espaços públicos.  Não é demais ter sua rotina corrida interrompida por alguns minutos de arte? Mas não para por aí! Outras cidades também vão respirar cultura por esses dias. É que caravanas de artistas visitarão São João de Meriti, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Ramos (bairro da Zona Norte do Rio). A cultura agradece!

Comente!

Captcha