Acesso Rápido
ir direto para o conteúdo | ir direto para editorias | ver sitemap

Área do usuário

Conteúdo

//Cultura

05 de Novembro de 2009 | 14:53

Dia Nacional da Cultura

TAG , ,
Ruy Barbosa, escritor brasileiro que representa o Dia da Cultura

NDS

Nesta quinta-feira (05/11) é comemorado o Dia Nacional da Cultura.  Para comemorar a data, Nova Friburgo preparou uma programação com diversas atrações que serão realizadas durante dois dias. Hoje e no próximo domingo, as escadarias da Casa de Cultura, no antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, e a Praça Getúlio Vargas serão palco para contação de história, arte circense, balé, poesias, capoeira e danças espanhola, do ventre e de salão. As atividades acontecem a partir das 10h.

A data é comemorada desde 1970 e foi escolhida devido ao nascimento de um dos maiores escritores brasileiros, Ruy Barbosa, que também era jurista, político e jornalista.

A cultura vem sendo valorizada em todo o país através de leis de incentivo e mobilizações sociais, a fim de que mais pessoas tenham acesso às ações culturais desenvolvidas não só no Brasil, mas também em outros países.

Para o antropólogo, Roberto da Matta, a relação dos brasileiros com a sua cultura é através de suas festas populares, manifestações religiosas, literatura e arte, desfiles carnavalescos e paradas militares, leis e regras (quando respeitadas e quando desobedecidas), costumes e esportes. A partir disso surge um Brasil complexo, que não se submete a uma fórmula ou esquema único, o que transforma o Brasil em um país tão diversificado como diversificados são os rituais, conjunto de práticas consagradas pelo uso ou pelas normas, a que os brasileiros se entregam.

Comente!

Captcha