Acesso Rápido
ir direto para o conteúdo | ir direto para editorias | ver sitemap

Área do usuário

Conteúdo

//Cultura

13 de Agosto de 2010 | 14:47

Grandes filmes japoneses em Petrópolis

TAG , ,
Madadayo está na lista de filmes exibidos

Redação - Notícias da Serra

O Festival de Cinema Japonês, em homenagem ao Festival de da Cultura do Japão (21 a 29 de agosto), estará  acontecendo durante todo o mês de agosto no Centro de Cultura Raul de Leoni. Serão exibidos, gratuitamente, 10 filmes produzidos por cineastas japoneses renomados.

Entre os destaques da programação está o drama “A Partida”, de Yojiro Takita, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009. O filme aborda questões sobre a vida e a morte, sob o delicado olhar de um músico. O festival conta também com obras de Akira Kurosawa, considerado por muitos o mestre do cinema japonês.

Para conferir os filmes, o público deve ir ao Centro de Cultura Raul de Leoni. As exibições acontecem de 02 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, às 19h e sábados, às 17h, no Cine Humberto Mauro.

Confira a programação completa abaixo:

 02, 03 e 04/08 – às 19h

Madadayo (Drama)

O filme é baseado na história real do professor Uchida Hyakken, que conquistou o respeito e a amizade de seus alunos com carisma e um humor peculiar.

Direção de Akira Kurosawa

Classificação: 12 anos

05, 06 e 07/08 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h

Donzoko (Drama)

'Donzoko' pode ser classificado como, um dos filmes de Kurosawa, que mais retratam o lado obscuro da natureza humana. Um verdadeiro e profundo olhar frente à crueldade entre os homens.

Direção Akira Kurosawa
Classificação: 12 anos

09,10 e 11/08 - às 19h

Consumido pelo ódio (Drama)

Em 1923 Kim Shun-Pei (Takeshi Kitano) deixa Cheju, uma ilha isolada na Coréia do Sul. Ele parte rumo ao Japão sonhando fazer fortuna no país, mas encontra uma vida dura, de muito trabalho pesado e discriminação. Dotado de grande força física e astúcia, Kim supera as adversidades e consegue abrir uma loja de tortas de peixe, que logo se torna um sucesso. Ele faz então a fortuna com a qual sempre sonhou, mas sua obsessão por dinheiro faz com que se torne um cruel empresário.

Direção Yoici Sai

Classificação: 12 anos

12, 13 e 14/08 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h

Azumi (Guerra)

Na devastação da guerra do Japão, Tokugawa Shogun, líder de um clã, desesperado para restaurar a paz de seu povo, ordena o assassinato do comandante militar inimigo. Uma jovem e bonita mulher, destacada do nascimento com nove outros órfãos para se tornar uma assassina, recebe a missão. Seu nome é Azumi, a última assassina.

Uma produção de artes marciais com belas cenas de combates, além de muita ação.

Direção Ryuhei KitamuraClassificação: 12 anos

16, 17 e 18/08 - às 19h

Borboleta Púrpura (Drama)

Um épico com bela reconstituição de época. Um filme elegante e ao mesmo tempo desconcertante, “Borboleta Púrpura” fala sobre o amor entre um japonês e uma chinesa, durante a ocupação japonesa na Manchúria chinesa, em 1928.

Direção Ye Lou
Classificação: 12 anos

 

19/08 - às 19h

Dolls (Drama/Romance)

O Filme mostra algumas histórias sobre amores infinitos e eternos, inspiradas no Bunraku, também chamado de Ningyo Joruri, uma forma clássica de teatro japonês com fantoches.

Direção Takeshi Kitano
Classificação: 12 anos

 

20/08 –às 19h30

A partida (Drama)

É história de um músico profissional que ao ver a orquestra onde tocava ser dissolvida resolve voltar para sua cidade natal. Lá, começa a trabalhar como Nokanshi, uma espécie de agente funerário. O Nokanshi age como um guardião entre a vida e a morte. O jovem fica orgulhoso com a sua nova profissão, mas seu trabalho é desprezado por sua família. No entanto é através da morte que ele começa a descobrir o verdadeiro sentido da vida.

Após o filme haverá debate entre a plateia e membros do Fórum de Psicanálise.

Direção Yojiro Takita
Classificação: 12 anos

21/08 - às 17h

Dolls (Drama/Romance)
Ver sinopse do dia 19

Direção Takeshi Kitano

Classificação: 12 anos

 

23, 24 e 25/08 - às 19h

Depois da Chuva (Drama)

Baseado no último roteiro escrito pelo mestre Akira Kurosawa e dirigido por um de seus discípulos, Depois da Chuva é a história do Ronin (um samurai sem mestre) Misawa que, sem trabalho, começa a lutar por dinheiro para alimentar a mulher e os amigos.

Direção Takadhi Koizumi

Classificação: 12 anos

 

26, 27 e 28/08 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h

Sob o olhar do Mar (Drama)

Último filme escrito por Akira Kurosawa conta a história de uma jovem gueixa, O-Shin que esconde um samurai procurando por refúgio. Apaixonado, ele tenta livrá-la dos pecados de sua profissão, no entanto, o destino e dinheiro conspiram para separar os amantes. O diretor Kei Kumai, escolhido a dedo pelo filho de Kurosawa, arrasa visualmente nesta história de amor atemporal.

Direção Kei Kumai

Classificação: 12 anos

 

30 e 31/08 – às 19h

Rapsódia em Agosto (Drama)

Penúltimo filme de Akira Kurosawa “Rapsódia em Agosto”, lançado em 1991 é uma história simples, contada de forma inteligente, sensível e intimista. A obra remete ao trauma do ataque nuclear norte-americano à cidade de Nagasaki, em agosto de 1945.

Direção Akira Kurosawa
Classificação: 12 anos

 

 

 

 

Comente!

Captcha