Acesso Rápido
ir direto para o conteúdo | ir direto para editorias | ver sitemap

Área do usuário

Conteúdo

//Esporte

08 de Maro de 2010 | 15:40

Petrópolis recebe Circuito de Corrida Rústica e Caminhada

TAG , ,
As corridas de rua recebem cada dia um número maior de adeptos.

Redação - Notícias da Serra

A Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) vai promover, a partir deste mês, o 1º Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada. Dez municípios fluminenses foram selecionados para receber uma etapa do evento: Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Macaé, Niterói, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Volta Redonda e Petrópolis, que vai sediar a primeira etapa.

O evento está marcado para o dia 21 de março. A cidade, além de ser uma das mais belas do país, destaca-se no estado pelo forte apelo turístico. A data escolhida para a realização do circuito se deu em virtude do aniversário de 167 anos de fundação da Cidade Imperial, comemorado no dia 16.

O percurso do circuito será iniciado na Rua Roberto Silveira (em frente ao Clube Petropolitano) e passará por pontos turísticos importantes como o Palácio de Cristal. Os competidores terão que percorrer a Rua Barão do Rio Branco e finalizar a prova na Praça da Liberdade.

As corridas de rua recebem cada dia um número maior de adeptos, sendo esta modalidade uma das que mais cresce no país e no mundo. Com uma rica tradição, competições de corridas de rua já eram populares na Inglaterra no século 18. Aqui no Brasil a prova mais tradicional é a São Silvestre, que é disputada nas ruas de São Paulo desde 1924. A mais nobre das provas é a maratona, sendo que as mais importantes chegam a reunir mais de 30 mil participantes e tem a sua lotação esgotada com antecedência.

O grande diferencial deste circuito será a utilização de tecnologia de ponta, desde as inscrições dos atletas até o ranking de classificação e resultados. "Utilizaremos a tecnologia RFID (identificação por rádio frequência), que permite identificar a classificação dos atletas em tempo real. É uma inovação para controle desse tipo de prova", explicou Marcelo Rodrigues, diretor de contratos da Allen Informática, parceira do evento.

Marcelo garantiu ainda que esta competição tem o objetivo de incentivar o esporte em suas diferentes categorias e que pode abrir caminho para outros eventos esportivos em Petrópolis. "A cidade possui várias equipes de corrida amadoras e profissionais - como a Pé de Vento, uma das principais equipes do país. Estamos prevendo mais eventos com o apoio da FARJ", disse Marcelo. São esperados cerca de 800 participantes para esta primeira edição.

O circuito terá um caráter social e contará também com atividades paralelas como capacitação de profissionais e estudantes, competições infantis e workshops, e arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos em obras sociais das cidades sede. As inscrições vão até 14 de março e custam R$ 70,00 mais 1kg de alimento não perecível.

Os interessados podem se inscrever pelos telefones (21) 3338-8617 e (21) 8697-9949 ou na FARJ pelo número (21) 2576-7690. Mais informações no site www.atletismorio.com.br. A entrega do kit será dia 20 de março, das 9 às 16h, no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, que fica na Av. Imperatriz, 193 - Centro.

Veja a programação:

* 19/03 - 18 às 22h - Seminário de Atletismo / Corrida, Saltos e Lançamentos / Organização de Eventos

* 20/03 - 08 às 11h - Competição Infantil (09 e 10 / 11 e 12 anos)
15 às 18h - Workshop (Mini-Atletismo)

* 21/03 - 08h - Corrida Rústica e Caminhada (5km e 10km) / Corrida de 100m para crianças

Comente!

Captcha