Minas Gerais, um dos estados mais emblemáticos do Brasil, se destaca pela amplitude e importância de sua malha rodoviária. Com aproximadamente 15.076 km de extensão, a infraestrutura rodoviária mineira é fundamental para conectar as regiões produtoras do estado aos mercados internos e internacionais. Contudo, a grandiosidade dessa rede enfrenta desafios significativos que impactam diretamente a logística e a economia local.
Uma das maiores malha rodoviária do Brasil
A malha rodoviária mineira, uma das maiores do Brasil, representa um eixo importante para o transporte de bens e mercadorias. O estado é cortado por rodovias federais de grande relevância, como a BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte” devido às suas condições, e a BR-040, que liga Minas aos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. Além disso, as estradas estaduais complementam essa rede estratégica, promovendo o escoamento de produtos agrícolas, minerais e industriais.
Entretanto, o cenário está longe de ser ideal. De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias, realizada em 2023, 78,7% das rodovias em Minas Gerais foram avaliadas como regulares, ruins ou péssimas. Apenas 21,3% foram classificadas como boas ou ótimas, evidenciando a necessidade de intervenções em manutenção, sinalização e geometria viária.
Impactos na economia e na logística
As condições precárias das estradas em Minas Gerais trazem reflexos diretos no custo do transporte e na competitividade econômica. O estado requer investimentos para a recuperação e modernização de sua infraestrutura rodoviária, abrangendo a reconstrução de trechos críticos, a melhoria do pavimento e a atualização da sinalização.
Os desafios enfrentados pelos motoristas vão além dos custos. A deterioração das vias aumenta os riscos de acidentes, a emissão de poluentes devido ao tráfego lento e o desgaste dos veículos. Em um estado que desempenha papel estratégico na conexão entre diferentes regiões do Brasil, esses problemas geram impactos em cadeia para diversas indústrias e setores.
Relevância do IPVA na manutenção rodoviária
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) desempenha um papel essencial no financiamento da malha rodoviária. Parte dos valores arrecadados é destinada diretamente ao estado e aos municípios onde os veículos estão registrados. O Detran MG e o IPVA atuam na elaboração de estratégias para a melhoria na arrecadação do imposto, mas não está no seu poder garantir que o mesmo seja utilizado de maneiras mais estratégicas para atender às demandas da infraestrutura rodoviária, já que o imposto é de fundo público e pode ser utilizado também em outras instâncias, como nos setores de educação e na saúde.
Necessidade de priorização e planejamento
Diante de sua importância estratégica para a economia nacional, a infraestrutura rodoviária mineira exige atenção prioritária por parte das autoridades. Investir na modernização das estradas, especialmente nas rodovias federais e estaduais que cortam o estado, é uma ação fundamental para reduzir custos logísticos, aumentar a segurança viária e fomentar o crescimento econômico. Inclusive, foi anunciado recentemente que o estado receberá R$ 2,9 bilhões em investimentos para melhorar rodovias federais até 2026.
A integração entre iniciativas públicas e privadas também pode ser uma solução para acelerar os investimentos necessários. Parcerias Público-Privadas (PPPs) são um caminho viável para captar recursos e melhorar a qualidade das estradas, assegurando benefícios tanto para os usuários quanto para o desenvolvimento regional.
Minas Gerais abriga uma das maiores e mais importantes malhas rodoviárias do Brasil, contribuindo diretamente na logística e no transporte de mercadorias. Contudo, os desafios estruturais demandam ações urgentes e investimentos robustos para garantir que essa infraestrutura continue impulsionando o crescimento econômico do estado e do país.