Contar com uma limpa fossa ao realizar a limpeza da fossa séptica é fundamental para preservar o seu funcionamento e evitar problemas. A seguir, nós explicamos como a fossa funciona e por que a limpeza profissional é importante. Continue conosco para saber!
O que é uma fossa séptica?
As fossas sépticas são unidades de tratamento de resíduos de esgoto, utilizadas em regiões em que não há rede de esgoto. Elas recebem os dejetos e os separam do que for líquido, direcionando cada um para o tratamento correto.
Ela é uma solução fundamental para a manutenção da higiene dos locais sem ligação com a estação de tratamento local do esgoto, por exemplo, zonas rurais.
Como uma fossa funciona?
Primeiro, a fossa séptica recebe os dejetos em um tanque, onde ele irá decompor.
Nesse tanque há tanto materiais sólidos quanto líquidos, entretanto, ambos são separados e os líquidos se direcionam para outro tanque. Nele, acontecerá sua filtragem.
Quando filtrado, o líquido se direciona para o terceiro tanque, para receber tratamento e se tornar água utilizável (imprópria para consumo, mas ideal para realizar limpeza doméstica, por exemplo).
É possível aproveitar essa água ou despejá-la de volta ao ambiente, de forma segura, uma vez que ela já passou por tratamento.
Por que a limpeza de fossa é necessária?
É preciso contar com uma limpa fossa para fazer a limpeza da fossa séptica com determinada frequência, porque ela comporta apenas determinada quantidade de dejetos.
Ou seja, quando ela alcançar essa quantidade, começará a vazar e terá seu funcionamento comprometido.
Se vazar, a fossa compromete toda a natureza em volta, porque os dejetos são tóxicos.
Além disso, quando eles se espalham, costumam atrair pragas urbanas para o local, como ratos e baratas.
Consequentemente, esse vazamento expõe as pessoas que moram no lugar às doenças que elas transmitem.
Ainda, a fossa, quando cheia, gera mau cheiro grande no lugar, que pode adentrar a residência e tornar a estadia nela desagradável.
Portanto, é fundamental realizar a limpeza de fossa, para evitar todas essas consequências desnecessárias.
Quando realizar a limpeza de fossa?
Geralmente, o ideal é limpar a fossa a cada três anos. Entretanto, é importante verificar se ela precisa de limpeza antes porque, a depender do seu uso, ela pode encher e necessitar de esvaziamento antecipado.
Alguns sinais de que é hora de realizar a limpeza são:
Mau cheiro
O mau cheiro, tanto próximo à fossa, quanto vindo do vaso sanitário ou ralos do banheiro, indicam que há mais dejetos que a fossa consegue comportar.
Diferença no nível da água
Quando a água do vaso sanitário se encontra acima ou abaixo do seu nível normal, significa que a água e os dejetos não estão encontrando passagem suficiente, indicando que a fossa está cheia.
Barulhos na descarga
Se, ao dar descarga, ela faz barulhos de borbulhamento, isso também pode indicar dificuldade na passagem da água. Portanto, é preciso avaliar se a fossa está cheia.
Quem pode realizar a limpeza de fossa?
Realizar a limpeza de fossa é uma tarefa relativamente simples, por isso muitas pessoas tentam fazer por conta própria. Entretanto, isso não é indicado, uma vez que a limpeza amadora gera exposição a riscos diversos.
Um deles é o risco de explosões, devido aos gases que a fossa séptica libera, advindos da decomposição dos dejetos.
Outro, é o risco de se contaminar com doenças, devido à exposição às sujeiras e aos dejetos contaminados.
Há, ainda, risco de acidentes, causados pelo amadorismo na realização da limpeza.
Diante de tudo, o melhor a se fazer é contar com uma limpa fossa, como a Ajax Soluções, que realizará o procedimento de forma segura, rápida e eficiente.