As fraudes nas apólices de seguros resultam em problemas, não só para os segurados, mas também para as seguradoras. Porém, alguns motoristas, com o intuito de conseguir alguma vantagem financeira, tentam fraudar alguns sinistros com o objetivo de receber o prêmio da apólice de seguro auto.
Entretanto, o fato é que essa prática pode resultar em consequências legais e financeiras, já que essa é uma prática criminosa. Com o objetivo de esclarecer mais detalhes sobre as consequências dessa irregularidade, mostraremos mais problemas para as pessoas que insistem em cometer esse delito.
Afinal, o que são as fraudes nas apólices de seguro de carro?
A fraude no seguro do carro é constatada quando uma pessoa manipula dados para obter, de forma irregular, vantagens financeiras. Entre os mais diversos delitos com esse perfil, nós podemos mencionar:
- Ações fraudulentas na hora de fechar o contrato, entre os principais problemas estão endereço incorreto e perfil do condutor diferente daquele que realmente usa o carro. Tudo isso é feito com o objetivo de diminuir o valor do seguro;
- Informações inverídicas em relação ao sinistro, como declaração de acidentes que não ocorreram, ou exagero em danos provocados, visando obter indenizações maiores;
- Simulação de furto, com o objetivo de viabilizar o recebimento do valor do seguro;
- Causar danos no carro de forma proposital, ou viabilizar acordo com terceiros para gerar um sinistro falso.
O que acontece com quem comete fraude nas apólices de seguro?
Cometer irregularidades nos contratos de seguros prevê uma série de penalidades. O Código Penal do Brasil prevê o enquadramento em vários crimes, como Estelionato e Falsidade Ideológica. Além disso, a pessoa pode ter que arcar com outras consequências. Entre elas estão:
- Ser obrigada a pagar multas, inclusive tendo que ressarcir a seguradora em relação aos valores recebidos indevidamente;
- A seguradora pode rescindir o contrato e não renovar o seguro;
- Motoristas fraudulentos são incluídos em uma espécie de “Ficha suja”, o que pode dificultar a contratação de outras apólices;
- Conforme a gravidade, as atitudes fraudulentas podem resultar em prisão, que pode variar, em média, de um a cinco anos.
Qual o impacto dessa prática para o mercado de seguros?
Além das consequências para o segurado, essa prática ilícita também resulta em consequências para o segmento. Confira alguns dos problemas que podem ocorrer!
- Aumento dos custos, já que as empresas passam a repassar o valor dos prêmios para os consumidores;
- As seguradoras podem fazer com que a análise do sinistro seja mais rigorosa, fazendo com que clientes honestos fiquem prejudicados;
- Redução no leque de produtos disponíveis, já que as seguradoras podem deixar de oferecer certos produtos.
Como saber mais sobre as regras que norteiam o mercado de seguros?
Se você está pensando em contratar um seguro para o seu carro, é fundamental entender as regras que regem o mercado de seguros automotivos.
Por isso, contar com a expertise de um corretor especializado faz toda a diferença. Esse profissional possui o conhecimento necessário para orientá-lo na escolha da melhor cobertura, garantindo que você contrate um seguro adequado às suas necessidades.