Cuidar do cabelo em casa até pode parecer uma tarefa simples, mas é muito provável que em meio a tantas opções você já tenha se sentido perdida, sem saber exatamente o que comprar ou por onde começar. O segredo está principalmente em conhecer o seu tipo de cabelo, entender quais são as necessidades dele e escolher produtos que ofereçam os benefícios certos.
Os cabelos, cada qual com o seu tipo, possuem especificações únicas, as quais exigem que os cuidados estejam diretamente ligados a essas particularidades. Além disso, alguns fatores, como química, exposição ao sol e coloração, podem acabar exigindo tratamentos ainda mais direcionados. Por isso, é essencial que você invista em produtos com formulações adequadas, que além de tudo ajudem a proteger os seus fios no dia a dia.
Hoje em dia, temos uma vasta gama de opções de marcas, mas é sempre bom levar em consideração marcas que possuem produtos já recomendados por profissionais do ramo de cabelo, como, por exemplo, a Elseve. Mas atente-se também aos detalhes de cada produto, como os ingredientes e ativos presentes.
Para compreender melhor sobre o assunto, você confere abaixo dicas que são essenciais para que você possa cuidar corretamente do seu cabelo em casa.
Comece identificando o seu tipo de cabelo
O passo derradeiro e inicial é saber muitíssimo bem como é o seu cabelo. Então, analise se ele é seco, oleoso, normal, misto, cacheado, liso, ondulado ou crespo. Cada tipo de cabelo possui necessidades específicas e você deve escolher produtos que atendam todas elas. Cabelos cacheados, por exemplo, costumam precisar de mais hidratação.
Defina os objetivos desse cuidado capilar
Definir os objetivos do cuidado capilar também é muito importante. Por isso, pense no que você deseja, hidratar, nutrir, reparar danos ou apenas manter a saúde dos fios. Esse passo é primordial porque a escolha dos produtos deve estar alinhada com esses objetivos. Aqui vale ressaltar que fios quebradiços e ressecados necessitam de tratamento intensivo, à base de máscaras e cremes de reconstrução.
Leia os rótulos dos produtos
Verificar a composição dos produtos também é um passo vital no cuidado com os fios. Sendo assim, fique atenta à lista de ingredientes e evite alguns, como sulfatos, parabenos e silicones em excesso. Esses componentes podem acabar ressecando ou acumulando resíduos nos seus cabelos. Então, prefira sempre fórmulas naturais e ativos que fortalecem os fios.
Leve em consideração o couro cabeludo
O seu couro cabeludo também deve ser levado em consideração, já que a saúde dele é essencial para que os fios fiquem sempre bonitos. Por exemplo, se ele é mais oleoso, escolha produtos adstringentes. Mas, se ele é sensível ou seco, invista em fórmulas hidratantes e suaves. Além disso, shampoos específicos para caspa ou queda de cabelo também devem ser escolhidos com bastante atenção.
Invista em produtos multifuncionais
Sem dúvida, em toda e qualquer rotina de tratamento capilar, utilizar produtos que sejam multifuncionais é extremamente útil e, portanto, bem-vindo. Itens como leave-ins ou óleos capilares que também funcionam como finalizadores ajudam muito a simplificar a rotina no dia a dia, além de economizar tempo e dinheiro. Contudo, certifique-se de escolher os produtos certos e que deixem o seu cabelo saudável e bonito em casa. Inclusive, é recomendadíssimo optar por fórmulas que sejam leves, nutritivas e que de forma alguma pesem nos fios.
Se necessário, consulte um profissional
Mesmo que você cuide dos seus cabelos em casa, vale a pena fazer um acompanhamento com um profissional. Eles podem, além de tudo, recomendar produtos e alguns tratamentos adequados para o seu tipo de cabelo e necessidade capilar, o que é ótimo para quem tem muita dúvida sobre o assunto.