Assistentes virtuais, ferramentas de produção de conteúdo, influenciadores digitais …Bom, a inteligência artificial está por toda a parte da nossa rotina. E claro, apesar de muitos malefícios que ela pode nos trazer, é inegável que as IAs (como popularmente têm sido chamadas) nos ajudam, e bastante, no nosso dia a dia.
Mas, no contexto atual, onde diversos brasileiros estão procurando — e precisando — fazer uma reserva financeira segura, seria a inteligência artificial capaz de nos ajudar a investir? A resposta é: sim!
No entanto, em se tratando do universo dos investimentos, essa ajuda é um tanto quanto delicada. Por isso, vamos ajudar você a entender melhor como utilizar a inteligência artificial para entender um pouco melhor sobre as finanças e, aí sim, começar a investir também, ok?
A inteligência artificial no mercado financeiro
O mercado financeiro está cheio de “gurus” que aparecem com investimentos milagrosos, que podem fazer você ficar rico da noite para o dia. Em diversas redes sociais, existem muitas pessoas vendendo cursos, mentorias e palestras com promessas impossíveis de rendas que quase nunca podem ser atingidas.
Não estamos falando aqui, que todos os perfis que existem na internet são falaciosos. No entanto, é necessário um extremo cuidado para não cair em nenhum golpe e perder dinheiro.
A inteligência artificial pode auxiliar aquelas pessoas que já entendem melhor sobre o assunto, afinal, uma das suas funções é o processamento rápido e análise de dados. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, a primeira dica é: sempre saiba no que você está investindo e procure referências com bastante credibilidade no mercado para não tomar nenhum risco.
Analisando dados
Se você não é leigo quando o assunto é ações de grandes empresas, bolsa de valores, ou então, está sempre por dentro das novidades do mercado financeiro, com o lançamento do NDVI11, pelo Nubank, o caminho para a IA ajudar você, já é um pouco mais fácil.
Isso por que, as ferramentas de inteligência artificial são capazes de identificar os pontos fortes de um investimento, além de analisarem rapidamente grandes conjuntos de dados. Com essas ferramentas, é possível verificar históricos de transações de grandes fundos, preços de ações e até perceber movimentações em relatórios extensos. Tendo isto em vista, a tomada de decisão que você, como investidor, irá tomar pode ser muito mais assertiva.
Isso é possível por meio dos algoritmos de machine learning que as ferramentas de AI possuem! Existem também os robôs de investimentos, também conhecidos como robo-advisors. Eles são responsáveis pela criação e o gerenciamento de portfólios de investimentos e podem identificar qual a melhor opção financeira para você investir o seu dinheiro de acordo com o seu perfil e objetivo.
Tomada de decisão
Com análises mais claras, a tomada de decisão sobre no que investir é muito mais clara, evitando o que é conhecido no mundo dos investimentos como análise sentimental.
Baseando-se em dados concretos, a chance de você “se iludir”, ou então, “cair na lábia” de alguns desses gurus que estão por aí, é muito menor. Além de diminuir o risco de um investimento por impulso, o que pode levar você à falência de um minuto para o outro.
Mais informação
Pelo fato das ferramentas de inteligência artificial estarem cada vez mais evoluindo e a cada dia mais próxima da rotina de pessoas do mundo todo, a movimentação de informações também está crescendo em larga escala.
Sendo assim, com a inteligência artificial, você pode obter dados sobre o mercado financeiro do mundo todo, afinal, não é só por aqui que existem desenvolvedores que pensam em levar as melhores informações para os usuários.
Com as ferramentas de IA, você pode verificar transações do mundo todo e, assim, escolher qual o melhor investimento você pode fazer! Sim, é possível você investir o seu dinheiro fora do Brasil, mas isso é assunto para outro momento.
Por hora, o necessário é você saber que a inteligência artificial pode sim auxiliar a investir, seja analisando dados ou facilitando alguma tomada de decisão. Mas, lembre-se: tenha sempre ciência de que todo investimento tem risco, seja ele o mais baixo que for e, por isso, tenha sempre cuidado ao confiar em qualquer guru que você veja por aí.